Livro Caixa para profissionais liberais e atividade rural
Os controles financeiros fazem parte da administração de um negócio, seja ele na forma de pessoa física ou jurídica.
Os profissionais liberais e produtores rurais podem operar apenas com seu CPF, registrando funcionários, adquirindo bens, prestando serviços e etc.
Do ponto de vista gerencial e financeiro, os controles são os mesmos previstos para qualquer empresa, e o fato de não possuir um CNPJ não muda em nada, os controles são necessários para garantir um excelente resultado se usados de maneira eficiente.
Entre as ferramentas disponíveis, uma das mais básicas utilizadas está relacionada ao controle de todos os registros financeiros feitos em um empreendimento. É utilizada por negócios de todos os portes, para registrar as entradas e saídas. É o chamado livro caixa, que no caso dos profissionais liberais e dos produtores rurais que operem em seu próprio CPF, serve também para prestar contas ao fisco.
Por isso, neste texto vamos falar sobre o livro caixa para profissionais liberais e de atividade rural, e você vai conhecer mais sobre essa ferramenta que garante mais segurança ao seu setor financeiro que, como sabemos, é o coração do negócio.
Desejamos a você, então, uma boa leitura!
O que é o livro caixa
O livro caixa é uma ferramenta utilizada nas empresas para registrar a entrada e a saída de valores monetários no negócio. Então, tudo o que envolver qualquer pagamento ou recebimento estará registrado no livro caixa – seja uma conta de água, materiais de escritório, salários, vendas e por aí vai.
Logo, podemos afirmar que o livro caixa permite um controle maior sobre o empreendimento. Além disso, essa ferramenta torna mais simples a escrituração contábil e o registro em geral dos movimentos da empresa.
Leia também: Prevenção de passivos trabalhistas e tributários: entenda como manter sua empresa regularizada.
Quais empresas devem ter um livro caixa?
A utilização de um livro caixa pode ser feita por empresas de qualquer porte e setor. As vantagens envolvidas na organização fiscal são visíveis e por isso todo profissional da contabilidade indica o hábito de fazer a sua escrituração.
Além das vantagens gerenciais, o livro caixa serve de base para a contabilidade escriturar os lançamentos contábeis. A contabilidade precisa de informações para conseguir fazer o seu trabalho corretamente, e essas informações precisam ser passadas pela empresa para contabilidade. Sem o livro caixa para consulta, é praticamente impossível a contabilidade trabalhar.
Leia também: Relatórios Gerenciais para tomada de decisões: como a contabilidade da Cescontab pode ajudar.
Livro caixa para profissionais liberais e atividade rural
Agora que o leitor já compreende porque ressaltamos a importância do livro caixa, vale aprofundar um pouquinho no Livro Caixa para profissionais liberais e de atividade rural. Isso porque esses são utilizados para prestar contas ao fisco e podem deduzir valores na base de cálculo do imposto de renda. Esses profissionais estão obrigados a escriturar o livro caixa mensalmente, apurar o imposto de renda caso haja, e recolher..
Podem ser deduzidas todas as despesas ligadas à atividade, despesas pessoais estão fora e não podem ser deduzidas. Só devem ser lançados no livro caixa dessas atividades as despesas e receitas inerentes à atividade. Salários, encargos, despesas de custeio da atividade e tudo o que tiver relação direta com a atividade pode ser deduzido da base de cálculo do imposto de renda através do livro caixa.
Leia também: Benefícios Fiscais para empresas em Cachoeiro do Itapemirim: conheça os principais.
Como escriturar um livro caixa?
Agora que conhecemos então a importância do livro caixa para profissionais liberais e de atividade rural, vamos falar sobre como se deve escriturar um livro caixa. Para isso, nossos especialistas elencaram os passos em forma de tópicos.
Acompanhe, então, conosco a seguir!
- Datas: as datas são informações muito necessárias em livros caixa. Com elas é possível organizar corretamente a entrada e saída de valores por meios cronológicos;
- Histórico: é uma das partes mais importantes da escrituração, deve ser objetiva e resumir de forma clara a que se refere aquela movimentação.;
- Entradas: as entradas correspondem aos valores recebidos pelo negócio em um determinado período;
- Saídas: as saídas, claro, servem para identificar os valores dispensados a necessidades do empreendimento;
- Saldo final: aqui há um indicador importante para investidores e gestores do negócio: o saldo final mostra a diferença entre as entradas e as saídas. Aqui fica demonstrado o quanto a empresa tem em caixa naquele momento.
Essa é a estrutura mínima de um livro caixa, podendo existir modelos mais completos.
Leia também: Como organizar suas finanças para o fechamento do ano fiscal?
Conte com o apoio do Cescontab Contabilidade
Agora que você conhece mais sobre o livro caixa para profissionais liberais e de atividade rural, saiba que você pode ter sempre o apoio de uma contabilidade para contribuir com aspectos burocráticos do seu negócio.
Por isso, conheça o Cescontab Contabilidade e tenha um suporte para essas e outras demandas da área contábil.
O Escritório Cescontab atua há 22 anos no mercado com eficiência, profissionalismo e responsabilidade. Investimos constantemente em estrutura, treinamento e tecnologia, e contamos com um time eficiente para atender sua empresa.
Para saber mais sobre os serviços prestados, entre em contato com nosso time e entenda as especificidades de nossas soluções.
E, se você gostou deste artigo, conheça mais textos como este em nosso blog. Siga também as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades do mercado!
Leia também: Gestão Financeira 2023: como organizar as finanças do seu negócio