Controle de estoque: saiba como manter a organização do seu comércio varejista
Quem gerencia um comércio varejista tem noção de quão difícil é manter a organização de todos os produtos. Afinal, dependendo do porte desse estabelecimento, o gestor precisa lidar com o estoque de um grande número e variedade de mercadorias.
Essa organização não tem a ver somente com os itens estarem bem ordenados. Quando essas mercadorias seguem uma estrutura sistematizada, é muito mais fácil entender o que entra e sai do seu estabelecimento.
Portanto, por meio do controle de estoque, você tem noção clara do seu fluxo de mercadorias, o que propicia chances mais efetivas de criar estratégias promocionais, fazer a precificação assertiva e, por fim, ter um potencial de lucratividade maior.
Faz parte dos seus objetivos manter o seu comércio varejista mais organizado? Então, continue a leitura desse artigo e aprenda como alcançar esse propósito por meio da estruturação de um controle de estoque no seu comércio varejista.
O que é controle de estoque?
O controle de estoque é uma forma de gestão estruturada de todos os produtos e mercadorias adquiridas e posteriormente comercializadas por seu estabelecimento comercial.
Isso possibilita que um gestor tenha dimensão do fluxo de entradas e saídas dos recursos em seu negócio. Essa noção analítica é benéfica para a criação de estratégias e planos de marketing para potencializar o seu número de vendas e lucratividade.
Um controle de estoque bem estruturado é capaz de evidenciar a demanda real sobre cada produto, o que leva à compreensão do que está vendendo bastante e não pode faltar, ou o que está ficando parado, com pouca saída. Dessa maneira, você sabe quando precisa comprar algo e como evitar desperdícios ou dinheiro parado no estoque.
Agora que você já sabe o conceito de controle de estoque, continue a leitura desse artigo e entenda como aplicá-lo para a organização do seu comércio varejista.
Como manter a organização do seu comércio varejista por meio do controle de estoque
Em um comércio varejista, os produtos são adquiridos de terceiros, que podem ser fornecedores ou distribuidores, por exemplo. Então, neste tipo de estabelecimento, é comum o alto giro de estoque e rotatividade de mercadorias, já que trabalham com o mínimo de estoque possível.
Isso torna impossível que esses itens sejam controlados de modo manual. Afinal, como você vai anotar tudo que entra e sai do seu estabelecimento? Por mais que as planilhas já sejam um grande avanço em relação ao papel e caneta, o mais indicado é o uso de um software com função de controle de estoque.
Mesmo assim, cabe destacar que a orientação da contabilidade é imprescindível para auxiliar um comércio varejista em seu controle de estoque, contrate uma contabilidade especializada neste segmento.
Todas essas operações precisam ser feitas assertivamente e de forma periódica, já que a quantidade de itens contabilizados precisa estar de acordo com o que tem, de fato, em seu estoque. Qualquer incongruência pode atrapalhar essa organização.
A equipe responsável por tal função tem que administrar a entrada e saída de mercadorias, o prazo de vencimento, o aumento de demanda por itens e a diminuição em relação a outros.
Além disso, ainda é fundamental ter discernimento quanto ao prazo de entrega dos fornecedores. Isso acontece para que não ocorra problemas como a falta ou excesso de itens.
Tipos de controle de estoque
Uma das melhores maneiras de lidar com o controle de estoque é categorizando os produtos, separando também por grupos. No caso de um comércio varejista, é necessário elencar cada tipo de produto que possui algum fluxo em seu estabelecimento.
Conforme você verá a seguir, a categorização seguindo a Curva ABC é a melhor forma de definir grupos e categorias de acordo com a importância de cada produto.
Curva ABC
Este método gráfico facilita a organização dos produtos no controle de estoque. Para isso, essa estratégia visa contabilizar a quantidade e os valores unitários de cada mercadoria para definir quais possuem uma demanda maior.
- Categoria A: produtos com maior saída de mercado e que, de forma alguma, podem faltar nas prateleiras do seu comércio varejista. Assim, é essencial que a recomposição desses itens seja feita de forma mais rápida. Comumente essas mercadorias representam 20% do estoque e 80% da receita.
- Categoria B: nesta categoria estão os produtos que não possuem tanta demanda, mas têm saída. Eles precisam ocupar 30% do inventário e 15% da receita.
- Categoria C: aqui estão os produtos que você até comemora quando vende, que geralmente ficam parados por muito tempo em seu estoque. Eles representam 50% do inventário, mas são responsáveis apenas por 5% da receita.
Leia também: Fluxo de caixa estruturado para comércio varejista: entenda a importância.
Dicas essenciais para seu controle de estoque
Além de todas essas informações que elencamos como fundamentais na organização do seu comércio varejista, veja outras dicas que podem ajudar a gerir seu estoque com mais assertividade:
- Faça contagem periódica do estoque de todos os produtos do inventário do seu comércio varejista;
- Cadastre todos os produtos em seu software de preferência;
- Utilize a Curva ABC para tipificar suas mercadorias;
- Monitore constantemente o fluxo de mercadorias;
- Corte gastos desnecessários;
- Tenha o apoio de uma equipe com experiência em controle de estoque;
- Planeje suas compras de acordo com a saída real de cada mercadoria;
- Saiba os prazos de entrega dos produtos.
Veja também: Benefícios fiscais para comércio varejista: como investir no e-commerce pode ajudar no crescimento do seu negócio.
Conte com a Cescontab Contabilidade
O controle de estoque é fundamental para manter a organização de um comércio varejista. E um estabelecimento bem organizado tem chances maiores de colher resultados positivos.
A melhor forma de estruturar o inventário do seu estabelecimento é com a orientação do suporte especializado de uma contabilidade, como o prestado pela Cescontab.
Para conhecer nossas melhores soluções para o seu negócio, entre em contato com o nosso time de profissionais e saiba como podemos ajudar em sua jornada empreendedora.
Caso queira aprender mais, visite o nosso blog e leia os conteúdos que publicamos. Não se esqueça de ver nossas dicas postadas em nossas redes sociais. Continue lendo: Como reduzir o pagamento de impostos em supermercados.