Entenda como funciona a contabilidade para comércio varejista
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor varejista abrange 73,7% do comércio. Trata-se de um número expressivo em termos de renda e negociações.
O comércio varejista concentra uma grande quantidade de micros e pequenas empresas, isto é, lojas de roupas, móveis, materiais de construções, hipermercados, dentre outros.
Neste cenário, a contabilidade é uma excelente aliada. Ela dá suporte no entendimento da legislação tributária e auxílio na tomada de decisões no comércio varejista.
Dessa forma, neste artigo apresentamos a importância da contabilidade para o comércio varejista. Acompanhe!
Vantagens da contabilidade para comércio varejista
As funções de uma contabilidade ultrapassam o apoio à parte burocrática de um comércio varejista. Outra tarefa do setor contábil é a identificação e análise dos elementos tributários que repercutem no setor financeiro empresarial.
Com isso, o trabalho de um contador não é apenas o de envio de declarações e cálculos de impostos, mas a gestão de folhas de pagamentos e a construção de um planejamento tributário e estratégico para alavancar a área financeira da sua empresa.
As operações da contabilidade para comércio varejista incluem os dados que constam nos demonstrativos e a redução legal de tributos. O contador é o profissional responsável por fazer a escrituração contábil, analisar resultados, fazer um balanço patrimonial, avaliar o enquadramento tributário.
Com isso, a contabilidade direcionada para o varejo facilita a vida do gestor, contribui para o controle de estoque e apura o andamento de processos. De modo mais específico, essa modalidade contábil é vantajosa por permitir:
- Ao Gestor ter números para apurar o custo de armazenagem e distribuição de produtos;
- Criar o planejamento de aquisições;
- Controlar o fluxo de caixa;
- Implementar um software de gestão (base de dados confiável);
- Maior atenção com a tributação das empresas do varejo.
Sobre o último ponto, ou seja, aspectos tributários, cumpre mencionar que as empresas do varejo comercializam diversos produtos. Portanto, cabe à contabilidade orientar a empresa cliente sobre os dispositivos legais em vigência, uma vez que desconhecer essas questões pode gerar despesas para um negócio varejista.
Além disso, é muito importante o apoio contábil na sistematização tributária, de modo que o gestor esteja sempre ciente e orientado sobre a melhor forma de manter seu cadastro de produtos atualizado com base nas regras tributárias atualizadas.
Por fim, com o suporte especializado da contabilidade será possível analisar o regime tributário em que a empresa está enquadrada. Medidas como esta servem para evitar o enquadramento tributário errado e o pagamento de tributos em excesso.
Deste modo é que a contabilidade envolve a junção e apuração de dados e informações. Ela tem em vista ações como o gerenciamento dos saldos, inclusive de caixa para análise e tomada de decisões, maior controle interno das contas a pagar e a receber, orientações sobre a gestão do Estoque para assim, assegurar o melhor desempenho para a empresa.
Acompanhe a seguir como funciona a contabilidade para comércio varejista.
Afinal, como funciona a contabilidade para comércio varejista?
A contabilidade para o comércio varejista dá suporte na adoção de medidas mais específicas para este tipo de comércio, orientando sobre controle dos itens do estoque, baixas de perdas ou perecimento, saldo do estoque e controles internos do financeiro. Uma contabilidade que processa as informações e fecha balancetes de verificação mensais, proporciona as empresas maior controle interno de suas operações, alertando caso ocorra alguma operação fora dos padrões legais.
Com isso, a contabilidade contribui para a criação de um planejamento estratégico, fazendo com que o cliente mantenha números atualizados, proporcionando melhor controle interno de estoque, reduzindo custos relativos ao descarte ou outros problemas internos. Tais fatores podem gerar despesas, uma vez que comprar mais produtos do que o necessário pode fazer com que eles fiquem ociosos ou a falta deles que impedem o ganho de lucros.
Nessa perspectiva, a contabilidade contribui para o planejamento da empresa, auxiliando na criação de um fluxo de caixa (entradas e saídas financeiras). Ter números em mãos é imprescindível para os varejos, que geram muitas operações e giram rapidamente o estoque.
Conte com o apoio especializado da Cescontab!
Se você precisa de ajuda na gestão financeira, tributária e estratégica do seu negócio, conte com a parceria de um suporte moderno e sofisticado. Mensure a tributação, pague impostos, não deixe de fazer um planejamento tributário e controlar o seu estoque.
A contabilidade da Cescontab é um suporte para que o seu negócio varejista aumente a competitividade no mercado. Isso porque implementamos estratégias de sucesso, buscando desenvolver o seu comércio varejista por meio da adequação às inovações do mercado e atualizações nas legislações tributárias!
Se você precisa de ajuda nas áreas contábil, fiscal ou pessoal, entre em contato com um de nossos especialistas! Acompanhe mais dos nossos conteúdos exclusivos e acelere o seu negócio conferindo nosso blog e nossas redes sociais.