Como reduzir o pagamento de impostos em supermercados
Você sabia que a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é o código responsável por determinar a tributação dos produtos? Inclusive nos supermercados.
A tributação é informada ao sistema quando o varejista cadastra os seus produtos em seu sistema próprio de faturamento e insere o código dos itens, o preço e as alíquotas. E é aí que mora o perigo, como isso é feito diariamente podem ocorrer erros que levam ao recolhimento a maior de tributos.
Quer saber mais sobre os como reduzir os custos com pagamentos de impostos em supermercados? Leia com atenção nosso conteúdo a seguir.
Tributação errada de produtos monofásicos no supermercados
O regime monofásico do PIS e da Cofins é um mecanismo que atribui responsabilidade pelo recolhimento do tributo devido a um determinado contribuinte, geralmente ao fabricante.
Isso facilita a fiscalização e quem paga a contribuição arca com o total do tributo de toda cadeia produtiva ou de distribuição subsequente. É claro que esse valor é repassado aos adquirentes e no final quem paga é o consumidor final.
Nesse cenário, parte das mercadorias comercializadas em supermercados são enquadradas no tipo regime monofásico. Sobre as vendas pertencentes a esse regime não incide Pis e Cofins tendo em vista que já foram recolhidos anteriormente.
Até mesmo os supermercados que escolhe o Simples Nacional como regime de tributação (dentre os três existentes: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real), por exemplo, pode também informar o total de venda desses itens na apuração dos tributos e não recolher Pis e Cofins sobre as vendas desses produtos.
Assim, quando for gerada a guia de recolhimento do SIMPLES Nacional, o DAS, o valor estará correto e o contribuinte não irá recolher imposto a maior.
O Cescontab oferece o serviço de revisão tributária dos últimos cinco anos, onde é possível identificar recolhimentos a maior de tributos e solicitar restituição.
Agora que você sabe o que é o regime monofásico, saiba também que é uma das principais estratégias que colabora para a redução tributária para supermercados, conheça os produtos incluídos neste regime.
Produtos que se sujeitam ao regime monofásico
Agora que já sabe e compreende como é possível reduzir custos com o pagamento de impostos, vale a pena também perceber quais são os produtos que ele abrange. Veja os itens incluídos no regime monofásico PIS e Cofins:
- Bebidas frias – água mineral, refrigerantes, isotônicos/energéticos, cervejas;
- Produtos de higiene pessoal, farmacêuticos e de perfumaria;
- Combustíveis;
- Gás de cozinha;
- Autopeças.
Faça um planejamento tributário para reduzir o pagamento de impostos
Contrate o serviço de revisão tributária, separe os documentos fiscais de compra e venda de produtos e os arquivos SPED. Será feita a apuração e caso tenha sido recolhido imposto a maior poderá ser feito o pedido de restituição, que pode retornar em dinheiro se sua empresa não tiver dívidas fiscais.
O processo de revisão tributária tem custo devido a sua complexidade e tempo dispendido. Além disso, para prestar um bom serviço a empresa que faz esse trabalho de revisão tributária utiliza softwares específicos para esse tipo de trabalho.
Benefícios de um planejamento tributário para supermercados
Confira agora quais são os principais benefícios de implementar um bom planejamento tributário em sua empresa:
- Favorece o aproveitamento de créditos fiscais;
- Traz segurança jurídica para a sua empresa;
- Contribui para aumentar a regularidade fiscal;
- Amplia a competitividade do empreendimento.
Além disso, analise o impacto dos impostos sobre o seu empreendimento.
Verifique com um contador como o seu supermercado pode operar e minimizar gastos com impostos sem desconsiderar a legislação vigente. Para tanto, é necessário seguir uma série de etapas.
Obtenha a ajuda especializada do Cescontab
Faça um diagnóstico das operações a serem realizadas no seu supermercado:
- Analise os dados da sua organização, considerando a natureza jurídica e o regime tributário;
- Implemente ações estratégicas, tendo em vista minimizar os gastos sem deixar de cumprir a legislação;
- Verifique como os impostos repercutem nos lucros, isto é, elenque as transações de compras e vendas realizadas, para descobrir como diminuir o efeito dos impostos sobre o preço final do seu produto;
- Identifique possíveis vantagens tributárias legais (elisão fiscal) para utilizar no seu empreendimento;
- Aplique os benefícios fiscais (isenções e abonos) e expanda a lucratividade do seu supermercado.
O atendimento especializado do Cescontab acelera o crescimento do seu supermercado ao oferecer suporte para que a sua empresa desenvolva um planejamento tributário eficiente.
Isso porque construímos uma metodologia de sucesso, tendo em vista toda a área financeira, fiscal e tributária do seu negócio!
Se você precisa de ajuda especializada, entre em contato com um de nossos especialistas! Acompanhe mais dos nossos conteúdos exclusivos e alavanque o seu negócio conferindo nossos outros artigos e nossas redes sociais.