Cescontab contabilidade - DME - Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie

DME – Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie

Você sabia que é obrigatória a prestação de informações relativas a operações liquidadas em espécie quando os valores forem iguais ou superiores a R$30 mil mês?

Isso mesmo, estão obrigados a declarar pessoas físicas ou jurídicas que receberem em espécie. Essas operações deverão ser informadas ao fisco através da Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie (DME) mensalmente.

A necessidade de a Administração Tributária receber essas informações decorre do fato, verificado em diversas operações especiais executadas pela RFB, de que operações liquidadas em espécie têm sido utilizadas para esconder atos de sonegação, de corrupção e de lavagem de dinheiro, em especial quando os beneficiários de recursos ilícitos os empregam na aquisição de bens ou serviços e não tencionam ser identificados pela autoridade tributária.

A não apresentação da DME ou sua apresentação fora do prazo ou com incorreções ou omissões sujeita o declarante a multa.

Fique atento caso receba valores em espécie em quantia que obrigue o preenchimento da DME, a RFB está de olho nessas operações.

Fonte: receita.economia.gov.br

Compartilhar:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *