Abrir empresa no Espírito Santo: Conheça o passo a passo
O estado do Espírito Santo bateu o recorde do número de abertura de novas empresas dos últimos 10 anos. Foram 18.878 novas empresas ao longo de 2022, segundo dados divulgados pela Junta Comercial do Espírito Santos (JUCESS).
Dentre as principais razões para isso, estão uma série de modernizações realizadas pela Junta Comercial. Esses dados fazem com que empreendedores se sintam seguros para atuar em um ambiente propício para abertura de novas empresas.
Entretanto, esse processo exige a execução de uma série de trâmites feitos da forma correta para evitar dores de cabeça aos empresários. Dessa forma, é preciso que você saiba como abrir empresa no Espírito Santo.
Em vista disso, preparamos esse artigo para te auxiliar nesse processo, por isso, leia-o com atenção.
Tenha uma boa leitura!
Qual a importância de uma contabilidade no processo de abertura de empresa?
Antes de entender quais são os trâmites necessários para abrir uma empresa assertivamente, antes é preciso entender sobre a importância de uma contabilidade nesse processo.
Segundo dados do IBGE, a maioria das empresas no país não duram dez anos. Sendo assim, além do processo de abertura, é preciso planejar todo o processo de gestão e tomadas de decisão para não entrar nas estatísticas negativas.
Por essa razão, além de te ajudar com todos os processos necessários para abrir empresa no Espírito Santo, uma contabilidade pode ser a parceria necessária para lidar com todos os trâmites burocráticos, que vão desde a obtenção de alvarás e licenças para o seu funcionamento, até o processo de cumprimento de obrigações acessórias, e gestão tributária.
Além disso, o serviço contábil oferece a empresários e gestores relatórios gerenciais com informações que serão determinantes em momentos de tomada de decisão.
Algumas outras vantagens de uma contabilidade especializada, envolvem:
- Gestão Financeira;
- Assessoria Contábil;
- Planejamento Tributário;
- Análise de indicadores financeiros.
Sendo assim, se você deseja abrir empresa no Espírito Santo assertivamente, o suporte especializado será fundamental para isso.
Como abrir empresa no Espírito Santo?
Sabendo como uma contabilidade te ajuda na hora de abrir empresa no Espírito Santo, é preciso observar quais são os trâmites necessários para que se faça isso corretamente.
Por isso, confira a seguir o passo a passo de como abrir uma empresa.
Faça um contrato social
O contrato social de uma empresa é um dos principais documentos necessários para abertura da empresa.
Esse é um documento formaliza a empresa perante aos órgãos governamentais, e que por isso traz diversas informações necessárias para o funcionamento e regularização do negócio, algumas informações obrigatórias de se ter no documento são:
- Dados dos sócios;
- Denominação;
- Capital Social;
- Quota de cada sócio;
- Obrigações dos sócios;
- Responsáveis administrativos, dentre outros.
Além disso, no contrato também deve constar a natureza jurídica do empreendimento, o sistema que regulamenta toda a estrutura societária da empresa, e influência no faturamento máximo permitido, no capital social mínimo, número de sócios, etc.
Emita o CNPJ
O contrato social deverá ser registrado na JUCESS, ou em um cartório de notas, a depender da sua natureza jurídica, e após o registro e aval dessas entidades, o empresário estará apto a emitir o seu CNPJ.
O principal ponto do processo de abrir empresa no Espírito Santo é obter um CNPJ e mantê-lo regular. O CNPJ é um número designado pela Receita Federal, que visa a identificação dos negócios dentro das diversas atividades executadas por ele, como emissão de notas fiscais, pagamento de impostos, dentre outros.
Para emitir um CNPJ, basta acessar o Portal Redesim e fazer os trâmites necessários.
Regularize a empresa
O último passo para que você possa de fato abrir empresa no Espírito Santo é a execução de uma série de alvarás e registros para que você possa de fato abrir a sua empresa.
Esse passo envolve ações como:
- Registros municipais.
- Obtenção de certificado digital
- Alvarás de funcionamentos;
- Registros na Receita;
- Abertura de conta bancária PJ, dentre outros.
Escolha o regime tributário
Com a sua empresa no Espírito Santo aberta, será o momento de realizar outro processo importante que influenciará no resto da gestão financeira: a escolha do regime tributário.
Os regimes tributários são os sistemas que regulam como funciona a tributação da empresa, ou seja, define as alíquotas praticadas, os tributos que incidem sobre a empresa e os prazos de pagamento.
Sendo assim, para que a empresa não pague mais tributos que o necessário, eles serão uma boa escolha é fundamental. Uma contabilidade te auxilia com todos os estudos necessários para que você faça uma boa escolha.
Hoje no Brasil, existem três regimes disponíveis:
- Simples Nacional;
- Lucro Real;
- Lucro Presumido.
Conte com o auxílio do Cescontab na abertura de sua empresa!
Na hora de abrir empresa no Espírito Santo, conte com o suporte especializado do Cescontab!
Somos uma empresa que está há 22 anos atuando no mercado contábil eficientemente, profissional e com responsabilidade. Temos forte investimento em estrutura, treinamento e tecnologia, para podermos estar preparados para atender todas as suas demandas.
Entre em contato e converse com nossos consultores!
Quer saber mais sobre contabilidade, gestão e mais? Acesse nosso blog e nossas redes sociais para saber mais.
Leia Mais: O que é necessário para abrir um comércio no Espírito Santos? Passos importantes.
Um pensamento em “Abrir empresa no Espírito Santo: Conheça o passo a passo”