O que é necessário para abrir um Comércio no Espírito Santo? Passos importantes
O PIB do Espírito Santo, em 2022, alcançou a marca de crescimento por 7 vezes consecutivas. O crescimento foi de +4,1%, e a média nacional foi de +1,7%. Assim, o estado se coloca como um excelente local para que empresários tenham negócios lucrativos, devido à boa economia local.
Assim, abrir uma empresa no Espírito Santo se torna uma excelente oportunidade para empreendedores de todos os segmentos.
Pensando nisso, produzimos esse conteúdo completo, com o passo a passo para te ajudar a abrir um comércio no Espírito Santo. Leia o conteúdo e, pensando em abrir um negócio neste Estado, fale com um de nossos especialistas.
Quais são os passos para abrir um comércio no Espírito Santo?
O setor de comércio contribui para cerca de 19,24% do Produto Interno Bruto do país. Sendo assim, ele é bastante visado por empresários que desejam construir negócios lucrativos.
Ainda, é possível observar que esse setor oferece uma grande gama de diferentes áreas de atuação, como:
- Atacado;
- Varejo;
- E-Commerce;
- Porta a Porta;
- Comércio de exportação.
Possuindo diversos nichos em cada uma dessas categorias. Entretanto, para você ter êxito no empreendimento é preciso saber quais são os passos necessários para abrir um comércio no Espírito Santo. Veja a seguir.
Continue a leitura: O que é empreendedorismo digital: veja como empreender.
Faça um planejamento estratégico
Apesar de não ser obrigatório, para abrir um comércio no Espírito Santo, o planejamento estratégico garante uma gestão mais tranquila e facilita a realização dos passos posteriores para a sua formalização.
O planejamento estratégico de um negócio nada mais é do que um mapa que indica o que a empresa precisa fazer para alcançar os seus resultados.
Ou seja, além de se planejar para o processo de legalização de sua empresa, também será feita uma análise do seu nicho, possíveis fornecedores, público que deseja atingir, custos diversos, possíveis fontes de receitas e muito mais.
Contrato social e escolha dos códigos de atividade
Esses são dois passos que estão intimamente ligados, pois um depende do outro para funcionar.
O contrato social é um importante documento que tem como principal função formalizar o processo de abertura do seu comércio no Espírito Santo perante os órgãos públicos. Nesse contexto, o seu negócio, irá definir suas diretrizes, algumas cláusulas, e os dados do sócio e das suas empresas. Não se preocupe, nossa equipe cuida de tudo isso para você.
Ainda nele, estarão contidos os códigos de atividade da empresa. Daí a importância de se ter o planejamento estratégico ou possuir um plano de negócios. Para a correta identificação dos códigos de atividade da empresa é preciso que o empreendedor saiba exatamente o que quer.
Por outro lado, sair incluindo todos os códigos de atividade que talvez possa utilizar um dia não é uma boa opção. Isso porque algumas atividades possuem exigências específicas de Órgãos e podem gerar custos ou transtornos. O ideal é possuir apenas as atividades que realmente exerce na empresa.
Após redigido o seu contrato social, é preciso fazer o registro na Junta Comercial. Deixe com nossa equipe essa parte chata e tenha tempo livre para cuidar de outros pontos importantes do seu negócio.
Emissão do CNPJ
Com o contrato social registrado, o CNPJ é liberado e o processo segue para os demais órgãos.
O CNPJ de um negócio é o número que irá identificar a sua empresa a partir desse momento. Com o número do CNPJ em mãos, o empresário já pode adiantar vários pontos necessários para inauguração do empreendimento.
Escolha o regime tributário
A carga tributária, segundo o Governo Federal, chega a 33,9% do PIB em 2021. Portanto, uma das principais preocupações de quem deseja abrir um comércio no Espírito Santo deve ser a sua tributação.
Para isso, a escolha do regime tributário é fundamental para que o seu negócio pague os impostos de acordo com sua realidade financeira. Isso porque, o regime tributário de uma empresa define como é feito o recolhimento dos impostos, suas alíquotas, e os seus prazos.
Sendo assim, é fundamental para toda empresa que deseja uma boa administração tributária escolher bem o seu regime para evitar a sua desestruturação financeira a partir de uma carga tributária muito onerosa.
Por essa razão, para abrir um comércio no Espírito Santo, será preciso escolher dentre os três principais regimes de tributação:
- Simples Nacional;
- Lucro Real;
- Lucro Presumido.
Vale ressaltar que regimes tributários como Lucro Presumido ou Lucro Real possuem um número maior de obrigações acessórias a serem apresentadas ao fisco. Algumas delas são geradas a partir do próprio sistema utilizado pela empresa e outras são geradas pela contabilidade. Geralmente empresas com um faturamento baixo tendem a ficar no Simples Nacional por conta da relação custo benefício. De que adianta pensar em um Lucro Real, por exemplo, se a empresa não possui mão de obra capacitada para manter em ordem as informações necessárias para gerar as obrigações acessórias exigidas. Além disso, tem o honorário contábil que devido ao custo mais elevado é maior para empresas que estão fora do Simples Nacional.
Recomendamos que ao analisar o planejamento tributário considere os custos com mão de obra qualificada, contabilidade e sistema que geralmente são maiores nesses casos.
Realize registros e alvarás de funcionamento
Por fim, o último passo para abrir um comércio no Espírito Santo é obter todos os alvarás necessários para o funcionamento. A exigência de cada um depende da atividade exercida e nem sempre sua empresa terá que possuir todos eles, por isso é importante contar com o atendimento de uma contabilidade especializada.
Alguns desses registros, são:
- Alvará de localização de funcionamento;
- Alvará de funcionamento de vigilância sanitária Municipal ou Estadual;
- Alvará do corpo de bombeiros;
- Licença de Operação;
- Registro no Órgão de classe competente.
Conte com o suporte de uma contabilidade especializada para abrir empresa no Espírito Santo!
Agora que você já sabe como abrir um comércio no Espírito Santo, para que todo o processo seja facilitado, você pode contar com o suporte do Cescontab.
Somos uma empresa de contabilidade que está há 22 anos atuando no mercado com eficiência, profissionalismo e responsabilidade. Para te auxiliar a abrir empresa, nossos profissionais possuem estrutura e passam por treinamento, usando tecnologia, estando sempre prontos para te auxiliar com todos os detalhes necessários para fazer sua empresa crescer.
Entre em contato e saiba mais sobre nossas soluções! Achou o conteúdo interessante e quer saber mais sobre contabilidade e gestão? Confira nosso blog para ler mais textos como esse e nos siga nas redes sociais.
Leia Mais: Imposto de Renda 2023: afinal, quem precisa declarar?
3 pensou em “O que é necessário para abrir um Comércio no Espírito Santo? Passos importantes”