Oportunidades de negócios para o comércio varejista em 2022: como crescer no segmento
Não deve ser novidade para você que os negócios online vem conquistando cada vez mais espaço, certo?
Esse crescimento deve-se em grande parte ao fenômeno da globalização e às possibilidades trazidas pelo acelerado avanço tecnológico, que, a cada dia que passa, abastece o mercado com a oferta de mecanismos funcionais, como os softwares e aplicativos, por exemplo.
Neste cenário é que a transformação digital repercute sobre fatores econômicos e financeiros, isto é, altera padrões de negócios que até há pouco tempo eram considerados como ideais.
Desta forma, a adoção de medidas estratégicas no comércio varejista indicam um percurso mais voltado para o mundo digital. Este artigo traz uma série de tendências do mercado que podem ser uma boa opção para tentar crescer nesse segmento.
Se você deseja saber mais sobre as oportunidades de negócios para o comércio varejista em 2022, continue a sua leitura!
A importância do modelo de negócios digital para o comércio varejista
Várias organizações ao redor do mundo, sejam elas de porte pequeno, médio ou grande, implementaram o modelo de negócios digital, tendo em vista expandir a área de atuação a partir da oferta de soluções digitais. Além do fator tecnológico, tais mudanças ocorridas no processo de gestão das organizações demonstram o quão impactante foram os efeitos gerados pela pandemia de Covid-19.
Tal cenário de crise contribui para a efetivação de compras, que eram feitas predominantemente por meio de lojas físicas, para o modelo on-line, fazendo a diferença no crescimento de varejistas.
No varejo, o que se espera é uma tendência de implementação de um modelo de negócios pautado em eficácia e digitalização. Este tipo de modelo de negócios é denominado asset-light e contribui para expandir os lucros de um negócio e-commerce, que é uma das principais oportunidades de negócios desse segmento em 2022.
Essa estratégia é pautada na manutenção de ativos, os quais são necessários para guiar as atividades empresariais, tendo em vista aprimorar os processos operacionais e financeiros de uma organização.
Tendências e oportunidades de negócios para o varejo em 2022
Os últimos anos mudaram da água para o vinho os hábitos de consumo do brasileiro. O principal motivo foi a pandemia do Covid-19, que fez com que adotássemos maneiras totalmente diferentes das que estávamos acostumados antes desse período.
Com a crise pandêmica, a principal mudança de hábito foi a forma como os consumidores passaram a frequentar as lojas físicas. Na verdade, a maneira como deixaram de frequentar! As compras pela internet ganharam forças e passaram a ser antro de estratégias das varejistas para continuar com o fluxo de vendas.
Se o hábito do cliente foi modificado, tampouco as empresas deixariam de se transformarem também. A principal diferença foi no tratamento: enquanto muitos optavam por um atendimento massivo, agora a tendência é o foco total no cliente, e em buscar maneiras personalizadas de atendê-lo.
Neste contexto é que surgiu a integração do comércio físico com o digital, isto é, os canais de venda físicos passaram a contar com o suporte do modelo digital. O varejo físico aderiu às inovações tecnológicas vigentes no mercado atual e elevou o índice de recursos financeiros conquistados ao adotar recursos tecnológicos.
Como funciona o Marketplace?
Medidas como uso de plataformas digitais e marketplace, os denominados shoppings virtuais, impulsionaram e remodelaram não só as formas pelas quais se capta clientes, mas também contribuíram para aprimorar os processos logísticos. Esses ambientes digitais de venda vêm provando ser a principal oportunidade de investimento para o comércio varejista neste ano.
O marketplace nada mais é do que a atividade virtual de compra e venda de produtos, e que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Conforme pesquisa da Ebit | Nielsen, em 2020, os marketplaces cresceram 52%, acima do total do mercado, e somaram cerca de 148 milhões de pedidos, crescimento de 38% com relação a 2019.
De acordo com a Ebit | Nielsen, não é por acaso que os varejistas dessas plataformas têm participação de 78% no faturamento total do mercado de varejo.
Além disso, um outro aspecto positivo é que o levantamento mostrou que, da totalidade dos consumidores que já fizeram pedidos para lojistas no marketplace, 90,7% deles afirma que a experiência de compra nestes canais foi “boa” ou “ótima”, enfatizando a satisfação com o produto recebido, isto é, para eles as características dos objetos eram de acordo com o anúncio do site – e o prazo de entrega rápido também foi destacado como fator positivo.
No entanto, cabe mencionar que atrasos e fretes altos foram os principais fatores apontados por quem não gostou da experiência de compra nestes canais – o que são pontos de melhoria para as lojas parceiras levarem em conta. (UPS Pulse of the Online Shopper, 2019).
O marketplace consiste em uma rede de vendedores dentro de um mesmo site. Ele funciona como um shopping center virtual, em que vários lojistas, que atuam nos mais diferentes segmentos, podem utilizar um espaço relevante e muito frequentado para vender uma variedade de produtos.
Com isso, o varejista não é cobrado pelo aluguel de um espaço físico, ele paga apenas uma comissão sobre pedidos aprovados. Desse modo, o cliente do marketplace consegue encontrar uma grande variedade de produtos e categorias no mesmo espaço.
Além disso, esse consumidor consegue adquirir produtos de segmentos distintos e de diferentes lojistas, e inserir tudo em um único carrinho. Isso tudo em uma loja que ele já conhece e confia, efetuando um só pagamento simplificado.
Conheça os benefícios do Marketplace para o seu comércio
O mercado consumidor está cada vez mais conectado. A venda de produtos e serviços pela internet vem crescendo absurdamente, e o comerciante varejista que não capitalizar sobre essa mudança corre grandes riscos de ficar para trás em relação à concorrência.
Com isso, a transição para o comércio digital apresenta aos consumidores a possibilidade de fazer compras de forma mais prática. Ou seja, por meio dessa plataforma, é possível escolher o produto com o melhor custo-benefício, efetuar a compra em diversas lojas e fazer somente um único pagamento.
Na perspectiva da atuação do varejista, compreende-se que esse processo funciona como uma colaboração. Isso porque, ao anunciarem seus produtos em marketplaces, os produtos se tornarão mais visíveis, e logo, as vendas da sua organização aumentarão.
Se você possui um comércio de pequeno porte, é possível colocá-lo para vender o seus produtos em um ambiente digital de uma empresa gigante no mercado, e assim conseguir atingir um público bem maior, já que esse marketplace já conquistou a confiança do consumidor.
O que fazer para implementar uma estratégia como o Marketplace no seu negócio
Os requisitos principais para o lojista se cadastrar como parceiro e vender seus produtos por meio do marketplace são os seguintes:
- CNPJ ativo e sem restrições
- Emitir nota fiscal (NF-e ou NF-a)
- CNAE de varejista
- Capital social igual ou superior a R$ 1 mil
- Inscrição no sintegra (exceto para MEI)
- Conta corrente vinculada ao CNPJ
Se você deseja impulsionar suas vendas, aprimorar seus processos, investir em tecnologia, gerar receita e expandir a sua empresa, conte com o suporte de uma contabilidade para implementar uma estratégia digital de comércio varejista no negócio!
É vital ter um parceiro que cuide da saúde financeira da sua organização. Desse modo, a contabilidade especializada pode te ajudar a sair na frente da concorrência e aproveitar as oportunidades de negócios para 2022!
Ao implementar essa estratégia usando um suporte de qualidade e moderno, você conseguirá mensurar a tributação, realizar pagamentos, acompanhar a legislação vigente, otimizar a gestão e fazer um planejamento tributário eficiente!
Conte com o apoio especializado da Cescontab!
O atendimento especializado da Cescontab acelera o crescimento do seu negócio ao oferecer suporte para que a sua empresa alcance um amplo desenvolvimento no mercado. Isso porque construímos uma metodologia de sucesso, tendo em vista desenvolver o seu comércio varejista por meio da adequação às inovações do mercado!
Se você precisa de ajuda nas áreas contábil, fiscal ou pessoal, entre em contato com um de nossos especialistas! Acompanhe mais dos nossos conteúdos exclusivos e alavanque o seu negócio conferindo nosso blog e nossas redes sociais.